Universo Tech ©

O seu portal sobre curiosidades!

domingo, 23 de outubro de 2016

Por que os teclados não são em ordem alfabética ?


Quando nós conhecemos o mundo tecnológico dos computadores e smartphones ficamos perdidos na hora de digitar alguma coisa por conta de as letras estarem todas embaralhadas no teclado, e fazemos aquela típica cena de ficar passando os olhos pelo teclado por vários segundos até encontrar a tecla desejada. Mas qual o motivo disso ?

A ordem das letras dos teclados atuais é a mesma das antigas máquinas de escrever que foram inventadas pelo americano Christopher Scholes. Para facilitar o uso das máquinas para as pessoas que falavam inglês, ele organizou as letras de modo que os pares mais utilizados na língua inglesa ficassem mais próximos e criou o teclado de nome QWERTY, que tem esse nome por conta da distribuição das primeiras letras.

Esse padrão de teclado foi popularizado no mundo todo e hoje em dia é considerado o modelo tradicional, sendo usado inclusive nos smartphones. No Brasil, certa de 99% dos teclados estão no padrão QWERTY. Apesar de existirem outras variações de teclados, como por exemplo o modelo Dvorak (criado por August Dvorak e William Dealey em 1936, mas nenhum outro modelo ficou tão famoso como o QWERTY.

Fonte: Mundo Educação

Por: Rômulo SS