Universo Tech ©

O seu portal sobre curiosidades!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Quem veio primeiro a cor laranja ou a fruta laranja?

Viemos problematizar mais um vez com uma pergunta simples, mas que ninguém realmente sabe responder: “quem veio primeiro, a fruta laranja ou a cor laranja?”.

Imagem: Omega Fertil


Para começar, obviamente, a cor laranja sempre existiu. Ela é apenas mais uma das variações de cores derivadas dos raios de luz, mas não era ligado a palavra laranja ou orange em inglês ou naranja em espanhol. Primeiramente a fruta laranja não veio da Europa e sim da Ásia, mais especificamente da China.

Ela tinha um nome totalmente diferente, mas os persas a chamaram de “narang”. Em outras línguas, como francês antigo, ela foi chamada de “orenge”. As primeiras vezes que ouvimos essas palavras como elas são hoje, foi em 1300. Sendo assim, a cor laranja foi baseada na fruta laranja. Em alguns lugares, a cor é até chamado de “cor-de-laranja”.

Mas ainda existem ressalvas sobre isso, por exemplo, a palavra persa “narang” também era utilizada para pessoas que tinham uma cor de pele alaranjada. Então esta expressão pode ter dado nome também a cor laranja.

O que achou? Você sabia disso? Comenta aí.

Fonte: The Guardian