Universo Tech ©

O seu portal sobre curiosidades!

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Como ver Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue nesta noite


Na noite desta quarta-feira, dia 31 de janeiro, diversos eventos astronômicos acontecerão ao mesmo tempo no céu. Eles são: a Superlua, a Lua de Sangue e a Lua Azul (a última é mais um marco relacionado ao calendário do que evento astronômico, na realidade).



A Lua de Sangue é efeito de um eclipse lunar que vai acontecer hoje. Ele não será visível do Brasil, infelizmente–exceto por diminutas áreas da região Norte. Para acompanhar, resta recorrer a vídeos da internet. A Nasa, por exemplo, transmite em seu canal do YouTube imagens em tempo real da Lua (o vídeo está no final deste texto).

Em território nacional, resta ver a Superlua. O evento, que já acontece pela segunda vez em 2018, ocorre no momento em que a Lua cheia está em seu ponto mais próximo da Terra. Por conta disso, ela parece até 14% maior e 30% mais brilhante. Nenhuma forma de observação especial é requerida, basta olhar para a Lua. Resta saber se o céu de sua cidade estará limpo para essa tarefa.



O último fenômeno, a Lua Azul, é o nome dado à segunda lua cheia que acontece em um mesmo mês. Ele não passa de uma referência em relação ao calendário, não tendo nada de especial para observação, como mudanças na aparência ou na coloração que vemos da Lua.